CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE PARA A EDUCAÇÃO EMOCIONAL DOS EDUCADORES
JUSTIFICATIVA
Muito se tem falado e debatido sobre a importância do preparo técnico do professor, afim de que ele possa exercer com eficiência o seu nobre papel na condução do trabalho pedagógico. Juntamente com essa demanda existe uma outra que, embora nem sempre é colocada de maneira explícita, ela se apresenta a qualquer profissional como uma condição básica para o sucesso do seu trabalho que é a condição de gerenciar suas próprias emoções. No caso do professor essa questão é ainda mais importante, porque é dele a responsabilidade por administrar um contingente grande de estudantes, os quais pela singularidade que lhes é própria, transformam a sala de aula em um turbilhão de emoções e, em muitos casos, de conflitos. Diante desse cenário, fica cada vez mais evidente que o professor que possui a capacidade de gerenciar suas emoções tende a sair-se melhor na condução das relações que a ele compete administrar. O presente curso pretende ser uma ferramenta para que o profissional se fortaleça emocionalmente e se prepare assim para os desafios que sua profissão lhe colocar.
OBJETIVO
O curso apresentará as ferramentas que auxiliam na gestão do equilíbrio emocional, através de estratégias que articulam teoria e vivências, fazendo com que os indivíduos se tornem menos vulneráveis às circunstâncias cotidianas. Assim ele pretende:
- Auxiliar na compreensão do funcionamento das emoções e sentimentos e como manter o equilíbrio emocional nas diversas situações da vida.
- Auxiliar a mapear os acionadores das emoções e a lidar melhor com a Inteligência emocional.
- Desenvolver seu potencial e construir lastro nas cinco competências da IE.
- Fornecer técnicas para aumentar a capacidade de influenciar as pessoas afim de obter a colaboração em direção aos resultados desejados.
A QUEM SE DESTINA
Professores, demais trabalhadores da educação ou pessoas que tenham interesse em buscar o seu amadurecimento emocional.
METODOLOGIA
As aulas ocorrem de forma dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.
PROGRAMA
- Entendendo nossa estrutura psíquica à luz da Psicanálise.
- Arthur Schopenhauer: o mundo como vontade e representação.
- Nietzsche: quando o obstáculo se torna nosso aliado.
- O fenômeno da transferência nas relações interpessoais: como não cair nessa armadilha.
- Idealização, experiência e desencanto: como lidar com essa trilogia.
- Inteligência emocional: conceitos fundamentais.
- Tipos de Inteligência Emocional.
- Competência da Inteligência Emocional.
- As aptidões emocionais básicas.
- A Inteligência Emocional na sala de aula: apoio ao professor.
- A postura do professor diante das emoções dos estudantes.
- A conexão entre a escola e a emoção dos estudantes.