DESENVOLVENDO VALORES NA EDUCAÇÃO
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
JUSTIFICATIVA:
Como educadores procuramos estratégias diferentes e recursos práticos para contribuir na aprendizagem dos alunos. Para aprofundar a consciência e a vivencia de um valor, é necessário perceber a conexão entre o que está acontecendo no presente e o que queremos aprender. Também é importante compreender os sentimentos e as emoções que vêm à tona quando nos colocamos em relação com os outros e conosco mesmos.
Dentro desta perspectiva, os conteúdos deverão ser aplicados obedecendo-se o seguinte cronograma:
1° ENCONTRO:
- atividade introdutória;
- apresentação da proposta do projeto;
- consciência dos valores:
- nossos valores;
- desenvolvimento dos valores nas crianças;
- exploração de nossos valores como professores.
Duração:4horas
2° ENCONTRO:
a criação de uma atmosfera baseada em valores:
- realimentar o sonho:
- imaginar-se na escola de seus sonhos;
- as melhores práticas de ensino;
- emoção: sentir-se amado (valor: amor);
- emoção: sentir-se compreendido (valor: aceitação);
- emoção: sentir-se respeitado (valor: respeito);
- emoção: sentir-se valorizado (valor: respeito e tolerância);
- emoção: sentir-se seguro (valor: paz e respeito);
- estabelecendo uma melhor relação consigo mesmo;
- o desejo do crescimento pessoal;
- ensinar ativamente;
Duração: 4 horas
3° ENCONTRO:
condições necessárias para criar uma atmosfera baseada em valores:
- reconhecimento, incentivo e construção de comportamentos positivos;
- o reforço positivo na consolidação dos comportamentos;
- escuta ativa;
- a transição para a disciplina baseada em valores;
- técnicas para a resolução de conflitos.
Duração: 4 horas
4° ENCONTRO:
Atividades práticas para o trabalho em sala-de-aula com enfoque sobre os seguintes valores:
PAZ:
Construir a concepção de que a paz é um valor a ser concebido no interior de cada um de nós, sendo estado de consciência vivo e construtivo, ressaltando a diferença entre ser pacífico e ser passivo;
RESPEITO:
Gerar a noção de respeito por si, pelo outro, pelas regras de convivência social, levando-os a compreender a importância da aplicação desse valor para a salubridade de nossas relações;
AMOR: compreender as diversas concepções de amor e suas implicações para o relacionamento saudável e construtivo, criando capacidade de reconhecer e questionar as diversas deturpações que freqüentemente lhe atribuímos;
Duração: 4 horas
5° ENCONTRO:
Atividades práticas para o trabalho em sala-de-aula com enfoque sobre os seguintes valores:
FELICIDADE:
Refletir sobre os modelos de felicidade perseguidos pela maioria das pessoas, procurando verificar se essa busca realmente deve acontecer no mundo exterior, uma vez que o trabalho parte do princípio de que a verdadeira felicidade encontra-se no interior de cada indivíduo, bastando apenas que o mesmo chegue a tal constatação e direcione seus atos para deixar fluir tal valor, o qual acreditamos repercutirá em sua qualidade de vida, através de atitudes construtivas e saudáveis;
LIBERDADE:
Refletir sobre as diversas concepções de liberdade preconizada pela nossa sociedade, procurando distinguir entre aquilo que de fato é e o que falsamente se prega como tal. Desta forma pretendemos que ao fazer tal análise o indivíduo adquira condições de discernimento afim de que não se torne escravo daquilo que ele julga ser a expressão máxima da sua liberdade, entendendo que ela, na sua concepção extrema, funciona apenas quando os direitos são equilibrados com responsabilidade e opção é equilibrada com consciência
HONESTIDADE:
Entender que honestidade significa a não existência de contradições ou discrepâncias em pensamentos, palavras ou ações, compreendendo ainda que ser honesto com o nosso eu real e com o propósito de uma tarefa, conquista confiança e inspira fé nos outros e que honestidade é jamais usar erroneamente aquilo que é dado em confiança;
Duração: 4 horas
6° ENCONTRO:
Atividades práticas para o trabalho em sala-de-aula com enfoque sobre os seguintes valores:
HUMILDADE:
Compreender que uma pessoa que incorpora esse valor se esforçará por escutar e aceitar os outros, compreendendo que quanto maior for a aceitação dos outros, mais a pessoa será mantida em alta estima e mais ela será escutada;
TOLERÂNCIA:
Incentivar a reflexão acerca da convivência com as diferenças e suas implicações, reconhecendo tais diferenças como elementos de crescimento, na certeza de pertencermos todos ao mesmo grupo, a saber a comunidade humana;
COOPERAÇÃO:
Desenvolver no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo, entendendo o ato de cooperar como uma prática fundamental para o desenvolvimento de relacionamentos harmoniosos. Esperamos ainda, que ele entenda que cooperar significa contribuir com idéias e ações para servir ao grupo e não usar o grupo para servir às suas próprias idéias e interesses;
Duração: 4 horas
7° ENCONTRO
Atividades práticas para o trabalho em sala-de-aula com enfoque sobre os seguintes valores
RESPONSABILIDADE:
Entender responsabilidade não como uma carga, mas como uma expressão de interesse. Como a habilidade de tomar consciência de que a atitude responsável individual é fundamental para que a família ou outro grupo social como um todo alcance seus intentos;
SIMPLICIDADE:
Compreender que o caminho para uma vida saudável e feliz pode estar na valorização das coisas simples da vida, em contraste com o apelo da sociedade de consumo que nos bombardeia com necessidades cada vez mais complexas e difíceis de se satisfazer, as quais contribuem sobremaneira para a noção geral de insatisfação que nos cerca;
UNIÂO:
Construir o sentimento de pertencer ao grupo, sentindo-se co-responsável pela harmonia e conquistas dos objetivos comuns, compreendendo que na união é necessário compartilhar, concordar e realizar uma mesma tarefa para a felicidade de todos;
Duração: 4 horas
8° ENCONTRO:
Este último encontro será reservado para a apresentação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos na prática de sala-de-aula, no qual as professoras serão orientadas a compartilhar com as demais colegas aquilo que de fato funcionou e a maneira como o trabalho foi executado.
Duração: 4 horas