logo do site

estauramente

ícone do instagramícone do facebook

DESENVOLVENDO VALORES NA EDUCAÇÃO

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

JUSTIFICATIVA:

Como educadores procuramos estratégias diferentes e recursos práticos para contribuir na aprendizagem dos alunos. Para aprofundar a consciência e a vivencia de um valor, é necessário perceber a conexão entre o que está acontecendo no presente e o que queremos aprender. Também é importante compreender os sentimentos e as emoções que vêm à tona quando nos colocamos em relação com os outros e conosco mesmos.

Dentro desta perspectiva, os conteúdos deverão ser aplicados obedecendo-se o seguinte cronograma:

1° ENCONTRO:

  1. atividade introdutória;
  2. apresentação da proposta do projeto;
  3. consciência dos valores:
    • nossos valores;
    • desenvolvimento dos valores nas crianças;
    • exploração de nossos valores como professores.

Duração:4horas

2° ENCONTRO:

a criação de uma atmosfera baseada em valores:

Duração: 4 horas

3° ENCONTRO:

condições necessárias para criar uma atmosfera baseada em valores:

Duração: 4 horas

4° ENCONTRO:

Atividades práticas para o trabalho em sala-de-aula com enfoque sobre os seguintes valores:

PAZ:

Construir a concepção de que a paz é um valor a ser concebido no interior de cada um de nós, sendo estado de consciência vivo e construtivo, ressaltando a diferença entre ser pacífico e ser passivo;

RESPEITO:

Gerar a noção de respeito por si, pelo outro, pelas regras de convivência social, levando-os a compreender a importância da aplicação desse valor para a salubridade de nossas relações;

AMOR: compreender as diversas concepções de amor e suas implicações para o relacionamento saudável e construtivo, criando capacidade de reconhecer e questionar as diversas deturpações que freqüentemente lhe atribuímos;

Duração: 4 horas

5° ENCONTRO:

Atividades práticas para o trabalho em sala-de-aula com enfoque sobre os seguintes valores:

FELICIDADE:

Refletir sobre os modelos de felicidade perseguidos pela maioria das pessoas, procurando verificar se essa busca realmente deve acontecer no mundo exterior, uma vez que o trabalho parte do princípio de que a verdadeira felicidade encontra-se no interior de cada indivíduo, bastando apenas que o mesmo chegue a tal constatação e direcione seus atos para deixar fluir tal valor, o qual acreditamos repercutirá em sua qualidade de vida, através de atitudes construtivas e saudáveis;

LIBERDADE:

Refletir sobre as diversas concepções de liberdade preconizada pela nossa sociedade, procurando distinguir entre aquilo que de fato é e o que falsamente se prega como tal. Desta forma pretendemos que ao fazer tal análise o indivíduo adquira condições de discernimento afim de que não se torne escravo daquilo que ele julga ser a expressão máxima da sua liberdade, entendendo que ela, na sua concepção extrema, funciona apenas quando os direitos são equilibrados com responsabilidade e opção é equilibrada com consciência

HONESTIDADE:

Entender que honestidade significa a não existência de contradições ou discrepâncias em pensamentos, palavras ou ações, compreendendo ainda que ser honesto com o nosso eu real e com o propósito de uma tarefa, conquista confiança e inspira fé nos outros e que honestidade é jamais usar erroneamente aquilo que é dado em confiança;

Duração: 4 horas

6° ENCONTRO:

Atividades práticas para o trabalho em sala-de-aula com enfoque sobre os seguintes valores:

HUMILDADE:

Compreender que uma pessoa que incorpora esse valor se esforçará por escutar e aceitar os outros, compreendendo que quanto maior for a aceitação dos outros, mais a pessoa será mantida em alta estima e mais ela será escutada;

TOLERÂNCIA:

Incentivar a reflexão acerca da convivência com as diferenças e suas implicações, reconhecendo tais diferenças como elementos de crescimento, na certeza de pertencermos todos ao mesmo grupo, a saber a comunidade humana;

COOPERAÇÃO:

Desenvolver no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo, entendendo o ato de cooperar como uma prática fundamental para o desenvolvimento de relacionamentos harmoniosos. Esperamos ainda, que ele entenda que cooperar significa contribuir com idéias e ações para servir ao grupo e não usar o grupo para servir às suas próprias idéias e interesses;

Duração: 4 horas

7° ENCONTRO

Atividades práticas para o trabalho em sala-de-aula com enfoque sobre os seguintes valores

RESPONSABILIDADE:

Entender responsabilidade não como uma carga, mas como uma expressão de interesse. Como a habilidade de tomar consciência de que a atitude responsável individual é fundamental para que a família ou outro grupo social como um todo alcance seus intentos;

SIMPLICIDADE:

Compreender que o caminho para uma vida saudável e feliz pode estar na valorização das coisas simples da vida, em contraste com o apelo da sociedade de consumo que nos bombardeia com necessidades cada vez mais complexas e difíceis de se satisfazer, as quais contribuem sobremaneira para a noção geral de insatisfação que nos cerca;

UNIÂO:

Construir o sentimento de pertencer ao grupo, sentindo-se co-responsável pela harmonia e conquistas dos objetivos comuns, compreendendo que na união é necessário compartilhar, concordar e realizar uma mesma tarefa para a felicidade de todos;

Duração: 4 horas

8° ENCONTRO:

Este último encontro será reservado para a apresentação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos na prática de sala-de-aula, no qual as professoras serão orientadas a compartilhar com as demais colegas aquilo que de fato funcionou e a maneira como o trabalho foi executado.

Duração: 4 horas

Agende sua sessão online