O EXERCÍCIO DE FILOSOFAR E SEUS EFEITOS EM NOSSA VIDA
A filosofia, desde suas origens, destina-se a refletir sobre as questões da vida. Todo o conhecimento, produzido no decorrer da História da Filosofia, nos oferece um rico instrumental para lidar com as questões cotidianas. Diante das questões existenciais, das constantes inquietações, dos problemas que se avolumam e se agravam com o desenvolvimento tecnológico, a filosofia reassume seu papel original: refletir sobre as questões que a realidade nos apresenta, oferecendo-nos valiosos conhecimentos para lidarmos com elas.
Choques existenciais, instabilidade nos relacionamentos, dúvidas diante de decisões significativas, ausência de sentido são alguns dos possíveis temas a serem trabalhados na clínica filosófica.
O curso oferecido será embasado na Filosofia Clínica e apresentará, a partir de leituras, vivências, dinâmicas e exercícios práticos, o instrumental filosófico-clínico, com o objetivo de utilizar o valioso conhecimento construído em toda a História da Filosofia para trabalhar as dificuldades da vida cotidiana.
Ementa:
O curso “O exercício de filosofar e seus efeitos em nossa vida” consiste numa inserção no universo filosófico clínico, considerando as possibilidades de aplicação do instrumental da clínica filosófica para atividades cotidianas e questões existenciais. Serão abordados instrumentos para lidar com questões referentes às relações interpessoais, sobretudo nos âmbitos social, profissional e pessoal, envolvendo aspectos éticos, terapêuticos e profiláticos. No instrumental apresentado encontram-se os eixos centrais da atividade filosófico-clínica: Exames Categoriais, Estrutura de Pensamento e Procedimentos Clínicos.
Objetivo Geral:
Oferecer, aos participantes, o instrumental da Filosofia Clínica, visando sua utilização para lidar com as questões e dificuldades da vida cotidiana.
Público Alvo:
Professores, Coordenadores Pedagógicos e Gestores da Rede Municipal de Ensino.
Carga horária:
7 encontros de 4 horas cada.
Módulo 1: O que é Filosofia Clínica: por que filosofia? Por que clínica?
Poderia a filosofia auxiliar alguém a lidar com suas crises? Como conceitos e sistemas filosóficos poderiam levar uma pessoa a reencontrar sua autonomia? De que maneira os ensinamentos dos antigos filósofos poderiam ser úteis para a vida contemporânea? A Lógica aristotélica, a Dialética hegeliana ou o Cogito cartesiano poderiam ser terapêuticos?
Compreendendo filosofia como construção e desconstrução de conceitos, esse momento do curso propiciará o debate acerca do papel da reflexão filosófica na vida cotidiana. De que maneira a compreensão da gênese dos conceitos pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida do ser humano na contemporaneidade?
Módulo 2: Princípios e Métodos em Filosofia Clínica.
Em filosofia clínica, as questões do cotidiano são enfrentadas não a partir de um sistema filosófico, mas com métodos filosóficos: de que maneira os métodos utilizados para a compreensão de textos e problemas filosóficos podem ser aplicados para a compreensão de questões da vida cotidiana? Serão abordadas algumas contribuições como: hermenêutica, fenomenologia, filosofia analítica, estruturalismo, além do instrumental oferecido pela lógica e a possibilidade de um conhecimento estético.
Eu sou normal? Por que parece que todo mundo pensa diferente de mim? Por que eu tenho dificuldades em me relacionar com as pessoas? Qual o papel das minhas crenças na determinação de minhas escolhas? Como costumo avaliar minhas crenças? Entre os princípios que regem a prática clínica em filosofia, serão apresentados alguns conceitos como: normalidade, singularidade, pré-juízos e verdade.
Módulo 3: Como se posicionar no mundo? Instrumentos para pesquisar o contexto e o universo existencial: Exames Categoriais.
- Assunto: quais são as suas queixas?
- Circunstâncias: quais os seus contextos de vida?
- Lugar: como está seu corpo? E o ambiente à sua volta, é favorável?
- Lugar: como está seu corpo? E o ambiente à sua volta, é favorável?
- Relações: como estão seus relacionamentos? Você vive bem com você mesmo?
Módulo 4:
Modos de ser e agir: como você é? Como lida com as questões do cotidiano? O que observar em si mesmo, nos outros, nos ambientes? De que maneira a filosofia clínica pode auxiliar na compreensão de nossos movimentos existenciais? Construção e desconstrução de modos de ser.
Metodologia:
Será utilizado o instrumental da Filosofia Clínica para a leitura de situações cotidianas. Os conteúdos serão expostos e trabalhados através de dinâmicas e exercícios práticos, acompanhados de subsídios teóricos como fundamento.
TEMAS DE OFICINAS
A FILOSOFIA CLÍNICA APLICADA À EDUCAÇÃO
FILOSOFIA CLÍNICA: UM INSTRUMENTAL ÚTIL EM SALA DE AULA
Tema: O que faz a filosofia clínica?; exames categoriais.
FILOSOFIA CLÍNICA: UM INSTRUMENTAL ÚTIL EM SALA DE AULA
Tema: Estrutura de Pensamento; submodos.
ESTREITANDO RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA CLÍNICA E EDUCAÇÃO:
Tema: Iterseção: a relação estabelecida entre o educador e o educando e destes com o conhecimento
ESTREITANDO RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA CLÍNICA E EDUCAÇÃO:
Tema: Semiose: os diversos meios de expressão utilizados no processo ensino-aprendizagem.
ESTREITANDO RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA CLÍNICA E EDUCAÇÃO:
Tema: Significado: a atribuição de sentido àquilo que nos é comunicado
ESTREITANDO RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA CLÍNICA E EDUCAÇÃO:
Tema: Epistemologia: como a pessoa passa a conhecer, os limites e a natureza desse conhecer
ESTREITANDO RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA CLÍNICA E EDUCAÇÃO:
Tema: Armadilha conceitual: as redes de conceitos que aprisionam o indivíduo
ESTREITANDO RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA CLÍNICA E EDUCAÇÃO:
Tema: Discutindo a indisciplina à luz da Filosofia Clínica
OBSERVAÇÃO:
As oficinas são oferecidas em um formato interativo, durante o qual procura-se articular o conhecimento filosófico com sua prática em educação, alicerçado pela vivência dos próprios participantes.