RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DE TRABALHO
“O homem é o capital mais precioso”.
Justificativa
É inegável que o ponto de partida no processo de construção da imagem de um grupo de trabalho na mente daqueles que o compõem tanto positiva como negativamente, é sempre subjetivo. É de dentro da pessoa que será constituída a visão que ela vai ter da instituição a que ela pertence, bem como do trabalho que ela executa na mesma. Tal visão se forma nos pensamentos e nos sentimentos dos seus dirigentes, dos seus funcionários, dos seus fornecedores, da sua clientela e daí se amplia para o público.
O caminho mais rápido na construção da imagem positiva da instituição, desde o início das suas atividades, é o trabalho de relações humanas, o qual deve primar pela busca da alta qualidade, junto ao seu público interno, sendo esta a meta do presente projeto.
Objetivos
Conviver com os outros nem sempre é coisa fácil. O que fazer quando chega um novo colega? O que deve fazer o novo trabalhador para se tornar logo amigo de todos? Em caso de briga, divergências, o que fazer e como evitar conflitos? São estes e outros problemas que pretendemos tratar ao longo dos encontros.
Optamos por essa vertente porque ao refletirmos sobre tais questões percebemos que todos os grupos sociais passam por diversas transformações na sua evolução. A cada mudança surgem problemas de relações humanas. Procuramos classificar os diferentes tipos de problemas, analisando as causas que os provocam. Assim nosso projeto tem como principais objetivos:
- Desenvolver habilidades para trabalho em equipe, integrando teoria e prática de Dinâmica de Grupo.
- Aumentar a sensibilidade dos participantes em relação às próprias ações e como essas afetam os demais.
- Aumentar a sensibilidade em relação às ações dos demais e como essas afetam a si próprio.
- Aumentar a habilidade como facilitadores de grupos de discussão, em termos de tarefa e processo.
- Possibilitar aos participantes um melhor autoconhecimento em termos de crescimento e desenvolvimento psicossocial
Conteúdo
À luz de pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles, Protágoras, Thomas Hobbes, Spinoza, Shelling, , Sartre, ente outros, desenvolveremos nossos encontros, os quais deverão ser transcorrer através de oficinas, seguindo-se o seguinte roteiro:
MÓDULO I
1- RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
- Conceito de grupo social;
- O indivíduo;
- Os 10 mandamentos do membro de um grupo.
2- COMO PARTICIPAR DE UM GRUPO DE TRABALHO
- Conheça a instituição;
- Conheça os seus chefes;
- Conheça os seus colegas;
- Conheça a si mesmo.
3- COMPORTAMENTO HUMANO NO AMBIENTE DE TRABALHO
- As sombras da vida: o mito da caverna de Platão;
Reflexão sobre o substancial e o acidental a partir da análise do texto “Era Urso” de Esdras Nascimento;
A releitura de mundo como caminho para a releitura da própria existência: análise do texto “O arquivo” de Victor Giudicce.
Reflexão sobre o necessário e o prioritário em nossas relações, a partir da análise da música “A Lista” de Oswaldo Montenegro.
Reflexão sobre o necessário e o prioritário em nossas relações, a partir da análise da música “A Lista” de Oswaldo Montenegro.
Armadilha conceitual: pano de fundo para nossas dificuldades de relacionamento?: estudo subsidiado por elementos da Filosofia Clínica e pelo poema “O Menestrel” de Willian Shakespeare.
O comprometimento com a conduta ética nas relações humanas.
Historicidade e busca a partir da análise do poema “Desejo” de Victor Hugo
4- O TRABALHO E A SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES
- A motivação humana na concepção de Maslow;
- As necessidades básicas;
- Motivação: por deficiência X motivação para o crescimento.
5- APLICAÇÕES ÚTEIS PARA AS RELAÇÕES HUMANAS
- Você é a base de tudo;
- Regras fundamentais para a formação pessoal;
6- A IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO ORAL NAS RELAÇÕES HUMANAS
- Influência da voz e da linguagem;
- A conversação;
- A arte de conversar;
- Gestos e trejeitos;
- O papel do ouvinte;
- Elementos físicos da voz;
- Sugestões para melhorar sua linguagem;
- A palavra e a conversação;
- A simpatia;
- O sorriso – base da simpatia.
7- A ORIGEM DO HOMEM E AS RAZÕES DA COMUNICAÇÃO
- O homem através dos tempos;
- O homem através dos tempos;
8- AS COMUNICAÇÕES
- O que é comunicação?
- Esquema de uma comunicação;
- Tipos de comunicação;
- Barreira nas comunicações;
- As comunicações no ambiente de trabalho.
9- MOTIVAÇÃO E OTIMISMO
- Domine a força do seu pensamento;
- Prepare-se para a vida;
- A melhor defesa é o ataque;
- Força de vontade – ponte para o sucesso;
- Sugestões práticas para cada dia da semana.
10- APRENDA A RELAXAR OS NERVOS
- Saiba como controlar seus nervos;
- Oito regras para a educação da vontade;
- Atitude positiva sempre conduz à felicidade.
11- VONTADE E FORÇA DE VONTADE
- Como desenvolver a força de vontade
COMO SUPERAR O MEDO
- Conheça o seu íntimo;
Módulo II
1- REALIZAÇÃO, MENTE E PENSAMENTO
- Ser humano, criação privilegiada;
- Peculiaridades do ser humano;
- A escolha do Bem e do Mal;
- O pensamento;
- Pensamento prático – útil;
- Pensamento de desperdício – inútil;
- Pensamento construtivo - positivo;
- Pensamento destrutivo – negativo
2- CARÁTER E PERSONALIDADE
- A personalidade
- O caráter;
- A formação do caráter e da personalidade.
3- AUTOCONFIANÇA
- Confiança em si;
- Como adquirir a autoconfiança;
- O temor;
- O fracasso;
- Conseqüências da falta de confiança;
- Como usar a mente e adquirir a autoconfiança;
- Como desenvolver a autoconfiança.
4- A MEMÓRIA
- Memória é questão de motivo;
- Memória é atenção;
- Até que ponto a memória pode melhorar;
- Memória prática;
- Por que guardar? – por que lembrar?
5- AS TENSÕES EMOCIONAIS
- O que é uma tensão?
- Quais as tensões nocivas?
6- AS EMOÇÕES – CAUSAS E CONSEQÜÊNCIAS
- A extroversão;
- A introversão;
- A camuflagem mental;
- A timidez;
- Causas da timidez;
- Você é tímido? – mas quem não é?
7- A IMAGINAÇÃO
- Vícios da imaginação;
- O vício de mentir;
- O vício de falar mal dos outros;
- O vício do jogo;
- A preguiça;
- O vício de furtar;
- O espírito de contradição;
- A superstição.
8- OS COMPLEXOS
- O complexo de inibição;
- O complexo de inferioridade;
- Conheça o lado positivo do complexo de inferioridade;
- O complexo de superioridade.
Estratégia
Conforme já ressaltamos anteriormente, as atividades ocorrerão em forma de oficinas temáticas, pretendendo ser ricas e estimulantes em relação aos assuntos trazidos para discussão e ao seu próprio desenvolvimento.
9- COMPORTAMENTO HUMANO NO AMBIENTE DE TRABALHO
O mito da caverna;
Análise do texto “O arquivo” de Victor Giudice;
Reflexão sobre o SER e o ESTAR a partir da história “Era Urso” de Esdras Nascimento.
Reflexão subsidiada pela música “A lista” de Oswaldo Montenegro, seguida da análise do poema “Eu Etiqueta” de Carlos Drumond de Andrade.
Reflexão subsidiada pelo poema “Traduzir-se” de Ferreira Gullar, seguida de projeção da música homônima de Raimundo Fagner.
- Apresentação em Power point do poema “O Menestrel” de Shakespeare, seguida de apresentação em vídeo de uma performance sobre o mesmo.
- Apresentação de slide com o poema “Desejo” de Victor Hugo, seguida de apresentação da música homônima de Frejat.
TRABALHO E A SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES
a. Análise da letra da música “Comida” dos Titãs.
b. A motivação humana na concepção de Maslow;
c. As necessidades básicas;
d. Motivação: por deficiência X motivação para o crescimento.
PLICAÇÕES ÚTEIS PARA AS RELAÇÕES HUMANAS
a. Você é a base de tudo;
b. Regras fundamentais para a formação pessoal;
12- A IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO ORAL NAS RELAÇÕES HUMANAS
a. Influência da voz e da linguagem;
b. A conversação;
c. A arte de conversar;
d. Gestos e trejeitos;
e. O papel do ouvinte;
f. Elementos físicos da voz;
g. Sugestões para melhorar sua linguagem;
h. A palavra e a conversação;
i. A simpatia;
j. O sorriso – base da simpatia.
Público
Grupos de trabalho em empresas públicas e privadas, instituições de ensino ou religiosas