logo do site

estauramente

ícone do instagramícone do facebook

ENTENDENDO A EDUCAÇÃO À LUZ DA FILOSOFIA CLÍNICA

Considerando a necessidade atual do educador em adaptar seu trabalho aos anseios e necessidades da sociedade contemporânea, aliada às teorias vigentes que nem sempre se aplicam ao contexto de cada realidade, propomos a construção de um projeto voltado para as necessidades de cada realidade educacional e, sobretudo, construído através de dados coletados pelos protagonistas destas realidades.

Ementa:

O curso Entendendo a educação à luz da Filosofia Clínica apresentará o instrumental da Filosofia Clínica como uma forma de leitura das questões educacionais, tendo em vista a construção de metodologias e materiais adequados às necessidades de cada contexto.

Objetivo Geral:

Provocar a reflexão fundamentada acerca das questões educacionais e oferecer subsídios para a escolha ou construção de métodos e materiais adequados aos objetivos educacionais de cada contexto.

Público Alvo:

Professores, Coordenadores Pedagógicos e estudantes de Pedagogia.

Carga horária:

7 encontros de 4 horas cada.

Programa:

Módulo 1: Filosofia Clínica: um instrumental útil em sala de aula

Módulo 2: Exames Categoriais: contextualizando a aprendizagem

Módulo 3: Estrutura de Pensamento

Módulo 4:

O papel da filosofia no cotidiano educacional: construindo uma pedagogia regional que se constitua como “um mundo onde cabem vários mundos”.

Metodologia:

Apresentação instrumental da Filosofia Clínica em sua aplicabilidade às questões educacionais. Leitura de contextos com abordagem filosófica. Construção de métodos e materiais a partir de estudos de casos.

Agende sua sessão online