ENTENDENDO A EDUCAÇÃO À LUZ DA FILOSOFIA CLÍNICA
Considerando a necessidade atual do educador em adaptar seu trabalho aos anseios e necessidades da sociedade contemporânea, aliada às teorias vigentes que nem sempre se aplicam ao contexto de cada realidade, propomos a construção de um projeto voltado para as necessidades de cada realidade educacional e, sobretudo, construído através de dados coletados pelos protagonistas destas realidades.
Ementa:
O curso Entendendo a educação à luz da Filosofia Clínica apresentará o instrumental da Filosofia Clínica como uma forma de leitura das questões educacionais, tendo em vista a construção de metodologias e materiais adequados às necessidades de cada contexto.
Objetivo Geral:
Provocar a reflexão fundamentada acerca das questões educacionais e oferecer subsídios para a escolha ou construção de métodos e materiais adequados aos objetivos educacionais de cada contexto.
Público Alvo:
Professores, Coordenadores Pedagógicos e estudantes de Pedagogia.
Carga horária:
7 encontros de 4 horas cada.
Programa:
Módulo 1: Filosofia Clínica: um instrumental útil em sala de aula
- Princípios da Filosofia Clínica.
- Posturas passíveis de adoção a partir da nossa experiência de vida.
- Instrumental de leitura de contexto como forma de entender a maneira como as pessoas compreendem o mundo.
Módulo 2: Exames Categoriais: contextualizando a aprendizagem
- Escola como espaço de conhecimento e autoconhecimento.
- Formas de Educação sistemáticas/não sistemáticas.
- Interseções ente os saberes e entre os agentes do conhecimento.
- Ambientes: a forma como o criamos e como o interpretamos.
Módulo 3: Estrutura de Pensamento
- Aspectos gerais da Estrutura de Pensamento.
- Aspectos gerais da Estrutura de Pensamento.
- Epistemologia: diferentes formas de construção de conhecimento
- Armadilhas conceituais: impasses e dificuldades nas relações entre os indivíduos e destes com o conhecimento.
Módulo 4:
O papel da filosofia no cotidiano educacional: construindo uma pedagogia regional que se constitua como “um mundo onde cabem vários mundos”.
Metodologia:
Apresentação instrumental da Filosofia Clínica em sua aplicabilidade às questões educacionais. Leitura de contextos com abordagem filosófica. Construção de métodos e materiais a partir de estudos de casos.