CONHEÇA A SI MESMO
Antes de culparmos os outros, numa situação conflitiva, é recomendável analisar-se com o cuidado necessário, a fim de verificar se a causa do atrito não provém de nosso próprio temperamento ou de nossa formação.
O mais difícil é justamente conhecer a si mesmo; para isto é indispensável muita sinceridade, pois temos tendências a só procurar nossas qualidades e estarmos convencidos de que os outros é que erram; quantas vezes vemos a palha no olho do vizinho, mas não enxergamos o tijolo que está no nosso?
Por que estou sentindo isto? Por que estou agindo assim? Por que estou aborrecido hoje? É respondendo a estas perguntas com sinceridade e franqueza, que podemos evitar muitos problemas para nós mesmos e para os outros.
Este conhecimento de si mesmo abrange vários aspectos da nossa personalidade:
A nossa capacidade intelectual
É interessante o adulto conhecer seu próprio nível mental, pois do grau de inteligência depende em grande parte, o êxito na vida profissional.
O nosso nível cultural
Em função de nossa inteligência, podemos verificar se ainda temos possibilidade de progredir na vida ou de estudar mais.
As nossas aspirações
A maioria das pessoas sente o desejo de alcançar certos objetivos na vida. Por esse motivo, uns preferem ser músicos, mecânicos, engenheiros, bons pais, etc. Para os que não conseguiram seu objetivo, a distância entre o que querem ser e o que são, realmente podem dar origem a muitos aborrecimentos.
Os nosso interesses
O mesmo pode acontecer com os nossos interesses; cada indivíduo tem interesses e gostos diferentes dos de outro; uns gostam de mecânica, outros de culinária, etc. Está comprovado que uma das maiores fontes de insatisfação profissional e pessoal é a falta de interesse.
O nosso temperamento e o nosso caráter
emperamento e caráter, e Relações Humanas, são fatores essenciais, explicando muitas de nossas reações em relação aos outros.