logo do site

estauramente

ícone do instagramícone do facebook

CONCILIE SUAS BUSCAS EXISTENCIAIS COM A CONQUISTA DA FELICIDADE

O filósofo grego Aristóteles afirmava que todo ato humano tem como objetivo trazer a felicidade para quem o pratica. Apesar disso, nem tudo aquilo que fazemos é capaz de nos propiciar a felicidade, como podemos facilmente constatar. Ao contrário, observamos que em muitas ocasiões o resultado das nossas ações nos faz infelizes e insatisfeitos, produzindo em nós sofrimento e dissabor. A questão é: por quê, apesar de atuarmos visando a felicidade nem sempre a conquistamos?

A resposta, de acordo com o próprio Aristóteles, está no fato de que as pessoas normalmente desconhecem o que desejam para si e, muito menos, sabem o que fazer para alcançar o que desejam. Em outras palavras, antes de sair por aí lutando freneticamente pela construção da nossa felicidade, é importante que nos preocupemos em refletir tranquila e honestamente sobre aquilo que queremos para nossa vida, estabelecendo conceitos claros e objetivos, a fim de que não passemos uma vida toda correndo atrás de ilusões que nos prometem resultados que elas mesmas não são capazes de nos oferecer. Isso nos permite concluir que além não basta apenas desejar, é preciso também que aprendamos a desejar.

Lewis Carroll, em sua obra Alice no País das Maravilhas, tornou célebre a frase dita pelo Gato Cheshire à Alice: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Essa frase pode ilustrar nosso raciocínio, sobretudo no que diz respeito ao valor de planejar nosso rumo existencial, construindo sonhos alinhados com atitudes que possam servir como caminho para que cheguemos a alcançá-los. Isso implica em desenvolver um planejamento através do qual seja possível chegar a um determinado lugar, alcançando assim o objetivo traçado.

Se você agir dessa maneira certamente desenvolverá melhores condições de trilhar um caminho cujo final seja o da realização e, quem sabe, da felicidade. Afinal de contas, como já afirmara o famoso pensador romano Sêneca, “nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.” Portanto, trace suas metas, ajuste as velas do seu barco existencial e lance-se ao mar de possibilidades que a vida lhe oferece.

Agende sua sessão online