DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL
Em principio, cabe dizer que os termos ética e moral são usados, muitas vezes, de maneira confusa. Cabe aqui entender o significado etimológico desses dois termos:
Moral: vem da língua latina, mos-mores, significa costumes ou regras que determinam a vida. Por isso, dizemos que a moral indica normas e valores que orientam a vida do homem numa sociedade.
Assim, a moral busca distinguir o certo do errado, o justo do injusto, o permitido do proibido, o bem do mal. Procura determinar quais ações e atitudes se devem adotar. Quem diz quais são os deveres morais de uma pessoa? A primeira resposta parece ser o grupo social, a turma. Como cada grupo, turma pode ter idéias e ideais diferentes, podemos ter várias morais numa mesma sociedade.
Ética: vem da língua grega, ethos, significa modo de ser, a forma usada pela pessoa para organizar sua vida em sociedade. É o processo feito pela pessoa de transformar em normas/regras práticas e valores surgidos no grupo e na cultura em que vive.
Assim, a ética tem a moral como base de estudo. Seu papel é analisar as opções feitas pelas pessoas, avaliar os costumes. É a reflexão crítica da moral do grupo, no contexto social e histórico em que ele se encontra. Busca questionar os fundamentos da moral e sua validade. Sendo assim, a ética preocupa-se com analisar, na ação e reflexão, os conflitos do dia-a-dia.
Uma pessoa pode, diante dos comportamentos humanos, da sociedade em que vive, ter uma atitude ética passiva ou ativa.
Atitude ética passiva é quando a pessoa deixa-se governar por impulsos, inclinações e paixões, balança conforme o momento. Temos, então, uma pessoa que se deixa levar pela boa ou má sorte, pelas opiniões alheias, por medo e vontade dos outros, não tendo consciência, vontade, liberdade e, portanto, responsabilidades.
Atitude ética ativa é a da pessoa que controla seus impulsos, suas inclinações e paixões, que se questiona sobre o sentido dos valores e dos fins estabelecidos, avalia suas ações diante das regras de conduta, age conscientemente, respeita os outros, é responsável, é autônoma.