logo do site

estauramente

ícone do instagramícone do facebook

USE O SENTIMENTO DE INFERIORIDADE COMO SEU ALIADO

Dando segmento ao assunto abordado na postagem anterior acerca de como o sentimento de inferioridade pode atrapalhar o desenvolvimento das nossas potencialidades e, consequentemente atuar como inibidor da nossa realização, nesta postagem desejo convidá-lo a refletir sobre o outro lado da moeda: aquele que coloca o sentimento de inferioridade como o princípio motor das nossas atitudes em busca da superação do próprio sentimento e em busca da nossa realização.

Olhando pelo aspecto da nossa formação psíquica, podemos afirmar que o indivíduo, quando chega nesse mundo, dado à sua situação de total dependência, situa-se como ser totalmente impotente. Ao mesmo tempo, ele possui o desejo universal de escapar desse estado de impotência, lançando-se em busca por aquilo que Alfred Adler chama de “busca de superioridade”, ou seja, a busca por um estado ideal. Nessa situação, se usado de forma saudável, o sentimento de inferioridade é capaz de promover no indivíduo o combustível que alimentará esse desejo de crescimento, uma vez que a sua condição atual lhe provoca desconforto e sofrimento. Dessa maneira, a pessoa parte para um processo de superação das próprias fragilidades que ele detectou em si, tornando-se o construtor de si mesmo, a exemplo do artesão que se põe a moldar o barro disforme, dando-lhe os contornos que ele deseja para si mesmo. Quando não existe essa busca, é muito comum a pessoa se entregar à situação que o incomoda, fazendo com que aquilo que era um sentimento de inferioridade torne-se, com o desenrolar da sua própria história em um complexo de inferioridade, resultando em muitas outras dificuldades existenciais.

Como você tem lidado com seus sentimentos e emoções? Sente-se capaz de reconhecê-los a ponto de conferir-lhes papeis funcionais em sua existência? Que tal conversarmos a respeito disso? Agende sua avaliação.

Agende sua sessão online