RAZÕES PARA FAZER TERAPIA EM PSICANÁLISE 2:
CONSCIENTIZAÇÃO
O inconsciente é o desconhecido, ou seja, é o que nós não sabemos de nós mesmos, mas que, ainda assim, nos afeta diariamente e à noite nos sonhos. Em certas ocasiões da vida, como na adolescência, na passagem para a vida adulta e na metade da vida, notamos uma atividade do inconsciente que é maior do que outros períodos mais calmos. Isto não quer dizer que o inconsciente fique inativo por longos anos, mas apenas que os conflitos entre o consciente e o inconsciente são maiores ou menores.
Nestes períodos, reconhecer o que está faltando no ponto de vista da consciência é fundamental para a cura. Pode ocorrer que a pessoa, depois do início da terapia, conseguir conscientizar aspectos de sua estrutura psíquica que demonstram algumas características que ele sequer imaginava e que talvez seja a fonte do seu sofrimento.
Reconhecer fatos como esses possibilita ao indivíduo aumentar o seu autoconhecimento e adequar sua vida de forma a torná-la mais fluida e suave. Esse é apenas um dos tantos exemplos que podemos enumerar como benefício para quem busca o tratamento terapêutico através da psicanálise.