logo do site

estauramente

ícone do instagramícone do facebook

QUANTO CUSTA UMA SESSÃO DE TERAPIA?

Dentre as perguntas mais frequentes que meus candidatos a pacientes costumam fazer logo no primeiro contato é sobre o custo das sessões. Embora naturalmente eles estejam se referindo ao valor financeiro que eles terão que desembolsar como pagamento, considero que é preciso ampliar a concepção de custo e valor para além dessa questão. Isso porque, ao se predispor a iniciar um processo terapêutico, é importante que o sujeito esteja também predisposto a entregar-se a um processo que pode lhe exigir entregas que conscientemente ele talvez não esteja disposto ou preparado para fazer. Isso porque, na maioria das vezes, a pessoa se encontra apegada exatamente àquilo que a está fazendo sofrer e que é portanto, o principal motivo pela procura por tratamento terapêutico. Diante disso, quero te convidar a pensar sobre seus principais apegos, sobre os valores que você tem cultivado ao longo da sua vida, sobretudo sobre aqueles sem os quais sua vida perderia o sentido, a sua principal razão de ser.

Em minha experiência psicanalítica tenho constatado que muitas pessoas desenvolvem um especial apreço por uma espécie peculiar de pensamentos, atitudes ou pessoas que, apesar de só lhe provocarem sofrimento, constituem o ponto central da sua vida. Daí a importância de investir na prática do desapego daquilo que nos faz sofrer, mesmo que para isso tenhamos que pagar um preço considerável. É importante deixar claro que essa prática não requer do indivíduo que ele se desconecte das suas emoções, que deixe de sentir. Pelo contrário, ao se envolver no processo terapêutico, a pessoa tende a ficar mais atenta às manifestações das suas emoções, na medida em traz para o campo da consciência aquilo que a atormenta às escondidas, através das manifestações inconscientes. Ao atingir esse nível de consciência a pessoa começa a receber o bônus de uma vida mais feliz e saudável, uma vez que a pessoa desapegada deixa de depositar todas as suas expectativas em algo ou alguém, conseguindo se envolver emocionalmente sem permitir que seus sentimentos ultrapassem os limites do que é saudável para a mente e para o corpo. Como resultado é comum que essa pessoa passe a atribuir a importância adequada ao entendimento da raiz daquilo que a atormento, desenvolvendo mecanismos eficazes de ressignificação e superação, deixando de “posar de vítimas das circunstâncias”, como cita um famoso artista brasileiro. Em situações dessa natureza aos poucos os efeitos do passado vão deixando de fazer grandes estragos na vida do indivíduo, na mesma proporção em que os eventos presentes, com tudo aquilo que realmente lhes agregam, passam a figurar como elementos centrais da sua vida.

Pensadas dessa maneira, embora as sessões de terapia possam nos trazer alguns custos, certamente os ganhos tendem a superá-los de longe, o que nos deixa confortável para afirmar que a relação custo benefício tende a ser muito lucrativa para aqueles que se colocam no caminho do autoconhecimento e na busca por compreender seu funcionamento psíquico e a origem das emoções que os angustiam. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e agende uma sessão de avaliação.

Agende sua sessão online