logo do site

estauramente

ícone do instagramícone do facebook

JANEIRO BRANCO: OPORTUNIDADE PARA CUIDAR MELHOR DA SAÚDE MENTAL

Embora entendamos que o cuidado com a saúde física e mental deva ser uma preocupação a percorrer todo o nosso ano, não podemos desconsiderar a importância de campanhas pontuais como o objeto da presente reflexão, tendo em vista que campanhas dessa natureza tem a potencialidade de lançar um holofote para questões que precisam ser olhadas com maior atenção e cuidado.

Para iniciar é importante frisar que essa campanha possui dois aspectos muito sugestivos os quais carecem de maior aprofundamento. O primeiro deles é em relação à escolha do mês de janeiro que é consensualmente visto como o mês que representa o início de um ciclo, atrelado que está ao fato de ser o primeiro mês do ano. Ele marca o nascimento de muitos projetos que invariavelmente as pessoas idealizam para sua vida. Por essa razão é interessante pensar que se trata de uma excelente data para cultivarmos projetos de mudanças em nossa condição mental e espiritual, constituindo-se assim em mais uma ferramenta de encorajamento e motivação para não abandonarmos a ideia de fazer em nós as mudanças necessárias para que nos vejamos com uma nova pessoa. Trata-se, portanto, da oportunidade de abandonar velhos hábitos, deixando para trás aquilo que nos torna a pessoa que não gostamos de ser, ao mesmo tempo em que damos vida à pessoa que gostaríamos de ser. Um dos velhos hábitos que normalmente precisam ser revistos diz respeito à maneira como cultivamos nossos pensamentos, na medida em que dependendo da maneira como o indivíduo encara sua própria história, ele tende a desenvolver pensamentos disfuncionais, cultivados que são pela representação de mundo que sua trajetória existencial lhe permitiu elaborar. Olhado sob essa perspectiva a mudança de hábitos em relação ao pensamento nos permitirá desenvolver pensamentos funcionais, voltados para o entendimento e busca por resolução das nossas questões, ao contrário do anterior que nos promove sofrimento e dor, marcados pela desesperança da sua superação.

Outro fator que torna significativa a simbologia em torno da campanha do “Janeiro Branco” fica por conta da cor, tendo em vista que na circunstância em que ela é representada existe a simbologia da ausência de marcas ou escritas que imprimimos em nós a partir das nossas experiências de vida. Na campanha, a cor branca tem a função de nos lembrar que a cada passagem de ano, quando começamos a viver um novo ano, recebemos a possibilidade de reescrever a nossa história, com os contornos que melhor se adequam àquilo que espero do ano que está em construção. Sob esse aspecto a oportunidade recebida assemelha-se à oportunidade de escrever um livro, cuja história se desenvolverá ao longo do ano. Você já pensou na bela oportunidade que temos de conferir um contorno todo especial ao ano que somos convidados a construir?

Agende sua sessão online