DEPRESSÃO E ANSIEDADE: O VALOR DE VIVER NO MOMENTO PRESENTE
Boa parte das pessoas costumam apresentar queixas de ansiedade, fator que acarreta prejuízos ao seu bem-estar físico e psíquico. Tais prejuízos existem porque a ansiedade conduz o indivíduo ao desenvolvimento de comportamentos disfuncionais por provocar um deslocamento do seu pensamento e energia para eventos futuros, ao invés de contribuir para que ele se fixe nas demandas do momento presente. Ao se deslocar para o futuro, ambiente em que não possui o menor controle, a pessoa experimenta uma sensação de impotência a qual pode conduzi-la ao desenvolvimento de extrema angústia e incertezas, provocando os sintomas que permeiam a ansiedade, como taquicardia, sudorese, respiração ofegante, tensão muscular, irritabilidade, entre outros.
Outra Parte das pessoas costuma fixar sua existência no passado, apegando-se a eventos que marcaram sua vida, quer seja em forma de sofrimento ou de alegria. Ao se posicionar existencialmente no passado essas pessoas costumam experimentar um sentimento de vazio provocado pela sensação da perda de algo que não se pode recuperar, resultando daí os elementos desencadeadores da depressão. Diante desse quadro é comum a experiência de tristeza de origem desconhecida, perda de interesse por atividades cotidianas, humor deprimido, perda de sono e apetite, entre outros.
Embora cada caso deva ser olhado dentro das suas especificidades, podemos afirmar que de uma maneira geral, as pessoas começam a experimentar sensação de melhora em relação aos sintomas apresentados em ambos os casos, na medida em que desenvolvem as condições psíquicas que lhe permitam vivenciar de forma mais efetiva o momento presente, centrando o foco das suas ações diante daquilo que elas cujo controle elas possuem, o que lhes possibilitam uma reserva significativa de energia psíquica, a qual certamente lhe propiciará uma melhor qualidade de vida. Comece por tomar consciência do espaço temporal em que seus pensamentos e emoções estão localizados, procurando conduzi-los para momento presente e comece a experimentar a sensação de equilíbrio e bem estar provocado por esse simples atitude.